sexta-feira, janeiro 27, 2006

Cronos - Deus do Tempo



E como o ciclo sempre recomeça. Uma poesia pra nos contar do ..
RETORNO DE SATURNO

Saturno veio colher as romãs
brasas no pomar
Vivo nua pela casa leio cartas,
fecho as portas
Saturno me espia pelas frestas
me sussurra nomes feios
vivo cheia de varais
lampiões e pássaros acesos
Parece que estou esticada
entre dois abismos
entre dois homens
entre dois vendavais
Abro a janela
encaro o deus
me vejo nos seus olhos
me vejo dentro dele
Quando é que esses olhos irão me acordar?
Quando é que irão me levar?
Quieto no seu canto
Saturno me estende a mão e um cálice
e é como se a vida chegasse
silenciosa e indolor
como os milagres

.: Iracema Macêdo (poetisa potiguar)

....................

Astrologia

O Retorno de Saturno

Saturno, ou Cronos, o deus do Tempo na mitologia greco-romana, é conhecido pelos antigos como o “grande maléfico”. Também não era pra menos. O assunto de que ele trata não é de forma alguma confortável: responsabilidade, assumir compromissos, optar pela maturidade.
Saturno completa o seu ciclo em mais ou menos 28 anos, e nos influencia de forma contundente de 7 em 7 anos, a partir da data do nosso nascimento. Quando nascemos, registra-se em nosso mapa astral o ponto do Zodíaco aonde Saturno estava. Sete anos mais tarde, ele está a 90º daquele ponto, formando a primeira quadratura - é quando mudamos a dentição e damos o primeiro passo no sentido de estruturar a personalidade.
Mais tarde, aos 14 anos, é hora de abandonar a infância e entrar na adolescência. Aos 21 chegamos à maioridade reconhecida legalmente e conquistamos novos direitos e deveres, mas é aos 28 anos que vivemos o tão falado “retorno de Saturno”- hora em que o planeta passa pelo ponto do céu aonde estava na ocasião do nosso nascimento. Astrologicamente, este é um momento relacionado à depressão, a um sentimento de opressão social, a sensação de que não daremos conta das responsabilidades herdadas da cultura em que nos criamos.Porém nem sempre é assim.Se pensarmos em Saturno como um personagem ele seria uma espécie de “tutor”, alguém que de tempos em tempos vem nos cobrar realizações.
Se conseguimos nos tocar aos 21 anos e começamos a caminhar para assumir aquilo que é responsabilidade nossa, quando Saturno chegar (aos 28 anos), não será para “puxar nossa orelha” mas sim para nos dar uma força, para ajudar-nos a nos estruturar internamente. Quanto mais relutamos em aceitar a maturidade e todas as suas implicações, tanto mais dura será para nós a experiência do retorno de Saturno.
.......................................

2 comentários:

Mariano Planells disse...

Hola amiga Renata desde Ibiza (España). Me ha encantado tu blog. Dentro de unas semanas visitaré Natal. Espero que conserves las playas en perfecto estado. Salud!

Anônimo disse...

na mitologia africana o deus do tempo é Iroko, representado como uma grande e velha árvore. quando precisamos de alguma coisa que levará tempo é a ele que recorremos e assim ele nos cura a ânsia de ter que esperar por algo, ou até dá uma adiantadinha no negócio. hihihihi.

xero.